Data: 23 de junho

Hora: 12h

Local: Laboratório Pedagógico Sociologia II, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

Dinamizador: Fernando Bessa Ribeiro

Tema do Seminário: Crise, trabalho e a Europa

Resumo: No dia em que o povo britânico decide o seu futuro na União Europeia – e em boa medida o futuro desta – impõe-se que não fiquemos à margem deste debate. Assim, tendo por pano de fundo este momento crucial da história europeia, propõe-se uma reflexão crítica sobre a situação atual da Europa e dos seus cidadãos na qual emerge, como expressão fundamental para a sua compreensão, a crise económica na qual o trabalho se posiciona como uma questão social e política crucial.

Os últimos anos foram marcados pela renovação da contestação. Mais intensa nas periferias europeias, nomeadamente na Grécia, ela está bem viva hoje em França, com as últimas semanas marcadas por protestos e greves contra mais uma “reforma” das leis laborais, mostrando que uma parte significativa dos cidadãos sabe o que não quer, como já assinalaram Žižek e Horvat (2015).

Nesta crise europeia que progressivamente se transforma em estagnação num contexto de consolidação e mesmo de agravamento das desigualdades, o futuro da Europa depende largamente do estabelecimento de novos compromissos que, alicerçados na renovação da solidariedade entre o Norte e o Sul europeus, possam reconquistar a confiança e o apoio dos cidadãos.

Nota biográfica: Fernando Bessa Ribeiro é professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho. Indústria e mudança social em Moçambique, sexualidade e prostituição constituem os seus principais interesses de investigação. Nos últimos anos tem trabalhado também sobre a infeção pelo VIH/sida. O seu interesse pela Europa e pelas questões do trabalho inscrevem-se no campo mais amplo do debate sobre o capitalismo e as alternativas sociais e políticas.