No próximo dia 24 de setembro de 2024, pelas 12H30 e em formato híbrido (online e presencial, decorrerá, na Sala de Atos do ICS-UM), o 4.º Seminário-Almoço CICS 2024. O convidado – Leandro Araújo – debruçar-se-á sobre a temática Movimentos indígenas tentehar Guardiões da Floresta na Amazônia Maranhense, região Nordeste do Brasil (2018 – 2024). O encontro contará ainda com a moderação de Fernando Bessa Ribeiro.
“Esta comunicação centra-se sobre a atuação do povo indígena Tentehar e do grupo de agentes florestais denominados Guardiões da Floresta da Terra Indígena (TI) Araribóia, na Amazônia Maranhense, no Brasil, em defesa da floresta e do território. Analisamos como os indígenas mobilizam as questões ambientais e sua atuação na proteção da floresta, através do coletivo de guardiões, como recurso político na defesa do território e combate às violências (invasões, assassinatos, ameaças etc.) cometidas contra eles (o povo, o território e os recursos florestais). Examinamos elementos empíricos observados em ações dos Guardiões da Floresta e em discursos e atuações de lideranças e outros movimentos tentehar. Os dados empíricos foram levantados utilizando-se técnicas da etnografia: observação, pesquisa de declarações públicas disponíveis na internet e em fontes documentais (notas de associações indígenas, notícias etc.). O estudo permite observar que a atuação dos movimentos tentehar, tendo como objetivo a defesa do território, constitui um processo de acionamento e construção da política indígena em relação à natureza e às questões ambientais no âmbito da luta política por direitos.”
Leandro Araújo é Doutorando em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), região Nordeste do Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Indígenas e Indigenistas do Estado do Maranhão (GEIIMA-UFMA) e do Grupo de Pesquisa Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade (TDeGeM-UFMA). Atualmente realiza Estágio Científico de Doutoramento na Universidade do Minho sob a supervisão do Prof. Fernando Bessa Ribeiro.
Fernando Bessa Ribeiro é Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigador Integrado CICS.NOVA.UMinho. É doutorado em Ciências Humanas e Sociais desde 2005 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e possui agregação em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa desde 2016. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente passou a trabalhar sobre questões urbanas e pobreza em Portugal. Possui mais de 180 publicações científicas, incluindo capítulos de livros, livros, artigos, recensões, atas, relatórios e traduções.
O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/KBYdK59CuprEBcjU8. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.