A (in)visibilidade das Mulheres na emigração” é o tema da conferência que a jurista Manuela Aguiar dará no âmbito do Ciclo de Estudos Falar de Mulheres, organizado pelas Faces de Eva, no dia 13 de abril, pelas 18h, em regime online (de acesso livre e gratuito).

Manuela Aguiar defendeu amplamente os direitos das Mulheres e das Políticas da Emigração ao longo da sua carreira, desempenhando cargos de grande relevância em instituições e organismos nacionais e internacionais: Assembleia da República, Secretaria de Estado para a Emigração e Comunidades Portuguesas, Presidência da Comissão Parlamentar da Condição Feminina, Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e Comissão das Migrações e Refugiados e Subcomissão da Igualdade. Foi também docente da Universidade Católica, da Universidade de Coimbra e da Universidade Aberta.

No Ciclo Falar de Mulheres traz-nos um olhar sobre a forma como ao longo de cinco séculos (até à revolução de 1974) a emigração feminina foi proibida ou fortemente limitada, crescendo à margem da lei, em particular desde o início do século XX. O papel destas mulheres vem sendo praticamente apagado da história. Como desocultar a presença e a marca feminina na emergência das comunidades portuguesas extraterritoriais? Para Manuela Aguiar, este olhar retrospectivo é indispensável à boa prossecução das políticas públicas para a igualdade, que tiveram começo tardio, pela via do “congressismo” nos primeiros anos do século XXI, e que parecem ter perdido dinâmica durante a pandemia.

Em 2023, o tema de fundo do Ciclo Falar de Mulheres é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, nos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Acesso à conferência:

ID da reunião: 996 0307 7223