No próximo dia 17 de julho de 2024, pelas 18H30, terá lugar na Livraria Centésima Página (Av. Central 118, 4710-229 Braga) a apresentação e debate do livro Moradores de bairros populares no Porto e em Braga: condições objetivas de vida e estratégias de sobrevivência e resistência passiva (Edições Afrontamento, 2024), da autoria de Manuel Carlos Silva (ICS-UMinho e CICS.NOVA.UMinho). A iniciativa contará com a apresentação de Almerindo Janela Afonso (IE-UMinho).

«Na sequência da reflexão sobre o ‘conservadorismo’ do campesinato nortenho, quer em sede do próprio doutoramento na obra “Resistir e Adaptar-se. Constrangimentos e estratégias camponesas no Noroeste de Portugal”, quer em reflexões e artigos diversos sobre a ‘passividade’ doutras classes sociais desprovidas, nomeadamente no quadro do projeto “Modos de Vida e Formas de Habitar” coordenado pelo autor, este livro visa, com base numa metodologia plural de ordem quantitativa e qualitativa, dar a conhecer parte dos resultados de pesquisa sobre condições de vida e de habitação dos moradores/as dos bairros populares no Porto e em Braga. Na I Parte são sistematizadas reflexões sobre um problema colateral ao projeto mas social e cientificamente relevante na medida em que, apesar da (in)satisfação perante as severas condições objetivas de vida, não se verificou, em regra, contudo uma correspondente ou expectável ação coletiva de contestação ou revolta contra tal situação. Mais, a constatação de um assentimento, resistência passiva e/ou acomodação defensiva obrigou a um enquadramento teórico e a convocar criticamente os diversos modelos para a compreensão e a explicação do fenómeno. Na II parte é fornecido um retrato dos diversos grupos sociais, dos seus rendimentos e condições de vida, relevando em particular as perceções e representações dos residentes, as suas trajetórias de vida, incluindo as migratórias, os processos de reprodução social e  melhoria social nalguns casos. Na III Parte são analisadas as relações de vizinhança e interétnicas, as origens rurais e percursos de vida dos moradores/as, as relações de entreajuda e as sociabilidades, as tensões e os conflitos. Numa IV Parte é feito um registo e análise das crenças e práticas religiosas, das formas de organização e do baixo grau de participação política, das suas mundividências e conceções ético-morais relativamente a relações prematrimoniais, à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, à legalização da procriação medicamente assistida e da eutanásia. Por fim, são apresentadas algumas conclusões e recomendações.»

Manuel Carlos Silva é Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Sociólogo, Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais, Culturais e Políticas, ex-Diretor de Centro de Investigação em Ciências Sociais (2004-2014), ex-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) (2010-2012), é investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova), Universidade do Minho. Professor catedrático aposentado pela Universidade do Minho e Professor Visitante em Angola, Espanha, Colômbia e Brasil, foi avaliador de cursos em Ciências Sociais em Portugal pela Agência A3ES (2010-2014), de candidaturas para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento (2004-2013), assim como da produção científica em ciências sociais na FCT/Portugal e na ANVUR/Itália. Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra sobre o campesinato intitulada Resistir e Adaptar-se (Afrontamento, 1998), coorganizou diversos congressos (inter)nacionais (Conglab, 2009; APS, 2012), coordenou vários projetos de investigação e publicou, em autoria ou co-autoria, 32 livros e mais de 200 capítulos de livros e artigos em revistas (inter)nacionais sobre o rural-urbano, o desenvolvimento e as desigualdades sociais (de classe, étnico-raciais e de género).

Almerindo Janela Afonso possui Graduação e Licenciatura em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980), Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho (1989) e Doutoramento em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho (1997). É professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Política Educativa, Avaliação Educacional, Formação Docente e Ensino Superior. É membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd).