O livro Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens, coordenado por Maria João Leote de Carvalho, investigadora integrada do CICS.NOVA, e Anabela Salgueiro, da Fundação Calouste Gulbenkian, será apresentado no dia 26 de junho num Encontro a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian. Esta publicação integra ainda colaborações de Catarina Tomás, Eduarda Ferreira e José Alberto Simões, investigadores integrados do CICS.NOVA.
Em 2012, a Fundação Calouste Gulbenkian tomou a iniciativa de tornar visível uma área em que as necessidades e os desafios são muitos e de grande complexidade – o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens. As Casas de acolhimento devem ir muito além de dar “cama, mesa e roupa lavada”: a sua função é cuidar e proteger todos aqueles que acolhem, promovendo os Direitos da Criança no seu acompanhamento e educação, ajudando-os a traçar novos rumos para a vida quando a família não o consegue de todo fazer. O papel destas Casas exige um processo de permanente análise crítica, atualização de conhecimentos e (re)organização das práticas e das políticas públicas.
Dia 26 de junho, apresentamos o relato desta experiência e estaremos a refletir sobre as recomendações e os resultados dos projetos apoiados pela FCG apresentados neste livro.
Inscrição em: https://gulbenkian.pt/evento/pensar-o-acolhimento-residencial-de-criancas-e-jovens/ . Transmitido em direto.