Também nos mundos da música se refletem as disparidades da representação dos múltiplos géneros humanos. Cada género musical tem a sua própria história quanto à relação com as identidades de género. Como e onde ecoam os géneros nos (sub)géneros musicais? Como os musicais géneros nos podem servir de ferramenta na compreensão das complexidades e paradoxos sociais?
Para ir além do que é visível ao ouvido, convocamos a partilha de saberes em formato de seminário. Propomos partir de três tipos de sonoridade – o Rock, a Música Improvisada e o Punk. Não são géneros despóticos, servem aqui de base para outras escutas. Quanto às identidades, também temos uma natural abertura ao seu arco-íris, mas partiremos de três casos consequentes – as mulheres no Rock português, os fluxos de testosterona na Música Improvisada, e as bases Punk do riot grrrl.
E porque os géneros, nos dois contextos de utilização da palavra, não escapam a causas e políticas, tanto a nível físico como simbólico, haverá certamente debate aprofundado sobre ressonâncias pessoais e interseccionalidades sociais num futuro que se quer dissemelhante.
Quatro convidadxs irão lançar os primeiros acordes distorcidos deste seminário ao apresentar os seus trabalhos (18h – 21h):
“A ver a banda passar? Como o rock toca às mulheres que tocam no rock” – Rita Grácio: Doutorada em Sociologia pela Universidade de Exeter, em parceria com o CES-UC, e poeta.
“Wild at Heart”(Performance-conferência) – Maria do Mar: Violinista com consciência, improvisadora que também gosta de partituras, programadora da música interventiva que é urgente dar a ouvir; e Rui Eduardo Paes: Ensaísta, crítico de música e curador com espírito de missão e pouco sentido de carreira, sempre disposto a perder combates.
“Bikini Kill Again: punk, género, identidade e diferença”– Paula Guerra: Socióloga, professora e investigadora. Tem sido na música e, sobretudo, na instável leveza do rock, que tem desenvolvido os seus textos e contextos.
Nota: O seminário tem a lotação máxima de 40 pessoas. É obrigatória a inscrição prévia e gratuita, enviando um email para: art.citizenship19@gmail.com
Este segundo seminário insere-se no Projecto ArtCitizenship – Juventude e as Artes da Cidadania: práticas criativas, cultura participativa, e ativismo. A sua equipa é multidisciplinar e multi-situada – www.artcitizenship.fcsh.unl.pt
O seminário#2 – Musicais Géneros, também envolve a apresentação do trabalho de dois artistas que têm acompanhado de perto estes temas, e que os têm captado através das suas lentes respetivas (21h-23h):
Playing with desire (Instalação de vídeo) – Francisca Marvão
Chiaroscuro sonorus (Exposição de fotografia) – Nuno Martins
A inauguração oficial destes trabalhos será depois do seminário, às 21h, com a presença dos artistas no espaço da PENHA SCO Arte Cooperativa, ou seja, aberto a todos os musicais géneros.
Seminário organizado por: Alix Sarrouy (CICS.NOVA) & Paula Guerra (IS-FLUP)
18h-23h – 27 de Fevereiro – PENHA SCO Arte Cooperativa
Rua Neves Ferreira n.º 10B, Lisboa