O próximo Seminário de Almoço 2021, organizado pelo CICS.NOVA.UMinho, vai ser realizado a 23 de Março, às 12.30, com o tema “As águas dos transgressores: o caso da poluição industrial na Bacia Hidrográfica do Rio Ave”.
Orador: José Rafael Soares
Título: “As águas dos transgressores: o caso da poluição industrial na Bacia Hidrográfica do Rio Ave”
Resumo abreviado: O que é a poluição enquanto objecto histórico? Como estudá-la? Estas e muitas outras questões fazem parte do nosso projecto de doutoramento, que visa compreender o fenómeno da poluição industrial na Bacia Hidrográfica do rio Ave, de 1892 a 1974. Esta região hidrográfica é caracterizada por um processo de industrialização cuja disponibilidade energética assentou, sobretudo, na água. Fruto do reconhecimento das consequências advindas dessas instalações fabris, as autoridades portuguesas legislaram no sentido de atenuar os seus efeitos sem colocar em causa o desenvolvimento industrial. Através dos registos do Arquivo Histórico da Administração da Região Hidrográfica do Norte é possível verificar várias transgressões no rio Ave, tais como pesca com recurso a venenos ou descargas ilegais de cinzas. Esses arquivos permitem mapear os focos de actividade passíveis de contaminar os numerosos cursos de água daquela região. Os processos de transgressão contêm informações preciosas sobre os procedimentos das autoridades e sobre a dinâmica do Homem no território. Entre as comunidades mais afectadas, encontramos nas povoações ribeirinhas um permanente lugar de conflito e disputa, ancoradas em usos muito antigos sobre o território e sujeitas a novas pressões sobre os recursos naturais. O rio torna-se, assim, um veículo privilegiado de interpretação da história da planificação hidrológica e um testemunho da luta contra a poluição.
Nota biográfica: Nasceu em 1991. Licenciado em História (2014), especializou-se em Políticas Públicas na pós-graduação de Sociologia (2015) e completou o mestrado em Ensino de História (2017), sempre na Universidade do Minho. Despertou para os temas da História Ambiental aquando do curso de Medicina Tropical, leccionado pela Casa Oswaldo Cruz (2016), em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical. É co-autor de um estudo sobre a actividade da União Nacional em Braga, nas vésperas das eleições de 1961 (“Focos que nos desunem”, 2017). Actualmente é doutorando em História na Universidade do Minho, com o projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que se denomina “Águas dos transgressores: estudo de história da poluição num afluente do Rio Ave (1892-1974)”.
Dados para entrar no Seminário:
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83926311874?pwd=dVBMdWY0eGJHMGJzYjZHK0tzVTJ4QT09
Password: 343016