O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores (CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc), em parceria com a Associação NOVODIA, promove nos dias 2 e 3 de novembro próximo, no Anf. Norte (Aula Magna) do campus universitário de Ponta Delgada,  o Colóquio Internacional (Des)ordens e exclusões numa sociedade de riscos. A entrada é livre

Numa época em que, tão dramaticamente, valores como a justiça social, a solidariedade, a liberdade e dignidade humanas tendem a ser secundarizados pelo pensamento e ação quantificante dos mercados, bem como por uma política orientada pelo pensamento redutor e totalitário TINA (there is no alternative), há que reconhecer a necessidade em repensar novos modelos sociais, políticos, culturais e económicos que reconheçam que o importante não é produzir mais coisas mas sim mais humanidade. Da crise do Estado Social ao fundamentalismo dos mercados; do triunfo do individualismo, aliado a um hedonismo triunfante, ao aprofundamento das desigualdades; da perda de soberania dos Estados à geopolítica da desordem económica; das crises dos refugiados, dos conflitos étnicos e tensões religiosas aos mapas da fome; do colapso ecológico e do emprego regulado à inovação tecnológica no mundo do trabalho são os grandes temas a serem debatidos ao longo dos dois dias de trabalhos.

Programa.