Este encontro tem como conferencista convidado Felipe Berocan Veiga, Doutor em Antropologia, e decorrerá no no dia 27 de junho, entre as 15h e as 17h30m, no Palácio do Vimioso, sala 205, em Évora.
O conferencista convidado apresentará a sua pesquisa de etnografia urbana em torno da temática da constituição dos “estatutos da gafieira”, quadro de regras situado na entrada e no salão da Gafieira Estudantina, famosa casa de dança situada na Praça Tiradentes. Procurará identificar os processos de construção moral das ambiências urbanas e as práticas sociais quotidianas relacionadas com a dança social no centro histórico do Rio de Janeiro.
Nesses ambientes, a ideia de “respeito” impõe-se como categoria fundamental, na conformação de um género particular de divertimento associado à metrópole carioca. Ao possibilitarem um encontro singular entre a dança de salão, a música dos conjuntos e orquestras e a administração familiar comandada por imigrantes galego-espanhóis, as gafieiras dramatizam um sofisticado quadro de regras que define modos de vestir e de se comportar, a delicada hospitalidade altamente ritualizada e as complexas relações entre os chamados mundos da arte, configurando-se como um espaço de convergência interclasse.