Patrick McKeever, responsável pelo International Geoscience and Geoparks Programme (IGGP) da UNESCO, é o orador principal da Conferência Internacional “Geoparques Mundiais da UNESCO – Territórios de Ciência”. O evento enquadra-se nas celebrações do primeiro ano de existência do IGGP e nas celebrações do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, proclamado por esta organização.
Um dos objetivos é o de destacar o trabalho desenvolvido pelos geoparques portugueses em prol de uma Educação para o desenvolvimento sustentável, sempre com o cuidado de envolver comunidades locais.
Na conferência, a realizar no dia 25 de novembro no Auditório 1 (ver programa), participam representantes da Comissão Nacional da UNESCO, do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e dos quatro Geoparques Portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros), incluindo do aspirante Geoparque Estrela e da Cátedra UNESCO “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”.
O IGGP foi aprovado, por unanimidade, em novembro de 2015 durante a Conferência Geral da UNESCO. Fruto do empenho demonstrado por Portugal neste processo, desde 2013 que o Secretariado do IGGP aceitou que o nosso país acolha a cerimónia que assinala o primeiro aniversário do programa.