Atendendo aos inúmeros constrangimentos presentes que pesam sobre as escolas, como, por exemplo, a insatisfação geral do professorado, a demanda da inclusão social, a existência de grupos sociais mais vulneráveis aos sucesso escolar, a pressão sobre os resultados, o elevado número de alunos por turma, o lastro do clima de indisciplina nas escolas e fora delas, bem como níveis de abandono escolar ainda preocupantes, como responder positivamente a todos estes desafios compondo favoravelmente os diferentes regimes de justiça educativa? Qual o modo mais justo de realizar o recrutamento e a avaliação dos professores? Qual a forma mais justa de recompensar o trabalho desempenhado em cada escola? Qual a maneira mais justa de lidar com os grupos sociais e étnicos com resultados inferiores à média? Estas são algumas das questões que gostaríamos de ver abordadas neste seminário temático.
Deste modo, o objetivo do seminário é desafiar os participantes a centrarem as suas intervenções num destes 3 eixos:
1. A Escola à prova da justiça social;
2. A Escola à prova da justiça organizacional e performativa;
3. A Escola à prova da justiça relacional.