O Seminário Internacional do projeto ETHICHO, que se vai desenrolar em torno do tema “A (bio)medicalização do ciclo de vida: nascer, crescer e morrer”, terá lugar no próximo dia 7 de abril, no período entre as 9h00 e as 17h30, em modo híbrido.

Quer o nascimento quer a morte são fases liminares e cada vez mais alvo de (bio) medicalização. Exemplos disso são a contraceção, a interrupção voluntária da gravidez, o parto medicalizado, as técnicas de procriação medicamente assistida (PMA), incluindo o rastreio genético, ou as tecnologias de suporte artificial de vida. No entanto, esta (bio)medicalização abrange igualmente outras etapas do ciclo de vida dos indivíduos. Neste seminário pretende-se abordar e discutir alguns destes temas que apelam a debates sociológicos, mas também filosóficos, médicos, políticos, éticos e religiosos, onde diferentes disciplinas e intervenientes se encontram.

O Seminário terá como keynote speaker a Professora Sandra Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, que irá falar sobre “A medicalização da vida e o surgimento da psicofarmacologia”.

Informamos ainda que o seminário decorrerá presencialmente no Auditório 219 do Colégio Almada Negreiros (CAN), no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa, mas também via online através do seguinte link:

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84210016538

Programa em formato PDF