A Universidade de Évora assinala os 60 anos de Sociologia em Évora com um evento que reúne académicos, antigos alunos e figuras de destaque da área. A sessão de abertura conta com a participação de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, e Ana Telles, Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade. Também vão estar presentes P. Miguel Almeida, sj, Provincial do Governo da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, e D. Francisco José Senra Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

O programa inclui várias atividades ao longo do dia. Às 10h30, a conferência “Onde fica Évora no passado da Sociologia em Portugal?”, moderada por Eduardo Esperança e Rosalina Costa, professores da Universidade de Évora com a participação de Fernando Luís Machado, Professor Catedrático do ISCTE-IUL. Às 12h00, momento de homenagem ao Professor Augusto da Silva, sj (1929-2014), uma figura marcante na área da Sociologia.

Durante a tarde, realiza-se uma mesa redonda com diplomados em Sociologia entre 1964 e 2024, moderada pelas professoras da UÉ, Maria Filomena Mendes e Maria da Saudade Baltazar, com a participação de vários antigos alunos, representando diferentes décadas. O evento culmina com o lançamento do livro “Sessenta anos de sociologia em Évora (1964-2024): herança, desenvolvimento e perspectivas”, apresentado por Paulo Peixoto e Bruno Dionísio. O dia encerra com uma visita guiada ao antigo Palácio da Inquisição e um jantar de celebração.

Este evento marca não só o passado da Sociologia em Évora, mas também as suas perspectivas futuras, reforçando o papel central da universidade na formação e na evolução desta ciência social em Portugal.

De entrada livre mediante inscrição em: https://forms.gle/Mbs1op2xoh4gLGUE6

Lançamento do livro: Sessenta Anos de Sociologia em Évora (1964-2024): herança, desenvolvimento e perspectivas

24 de outubro – 16h00 – Évora – Auditório Nobre da Universidade de Évora

A ser lançado por ocasião da Sessão Evocativa dos 60 anos de Sociologia em Évora, este livro, organizado por Maria Manuel Serrano, Rosalina Pisco Costa e Bruno Dionísio, reúne textos de antigos e atuais docentes do curso de sociologia em Évora, a partir das suas experiências diversificadas de docência, investigação e extensão à comunidade, mas também das perspetivas que se colocam perante um futuro em aberto. Publicado pelas Edições Húmus, a apresentação do livro estará a cargo de Paulo Peixoto e de Bruno Dionísio, numa cerimónia moderada por Ema Pires.