“Elas / Delas” é o titulo de uma nova tertúlia literária (mensal) que se inicia em janeiro, na Livraria Snob, em Lisboa. A iniciativa promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos/as, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todos, e onde todas as leituras contam. “Elas / Delas” acontece à 2.ª terça-feira de cada mês, pelas 18h00, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A), espaço com capacidade para 30 pessoas.

Na estreia de “Elas / Delas”, a 10 de janeiro, pelas 18h00, a figura em destaque é a escritora e tradutora Natália Nunes (1921-2018), e a conversa em torno da sua obra (que inclui ficção, ensaios, memórias, viagens, e teatro) será conduzida por Cristina Carvalho, filha da autora, e por Teresa Sousa de Almeida, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da NOVA FCSH.

 A tertúlia “Elas /Delas” traz ao de cima autoras portuguesas menos conhecidas que ficaram na sombra por razões diversas. Inscreve-se num caminho desenvolvido nos últimos anos pela Snob que vem prestando especial atenção à invisibilidade das mulheres escritoras do século XX, consequência sobretudo de uma sociedade patriarcal fortemente incentivada pelo Estado Novo. Temática semelhante está refletida no projeto Mulheres Escritoras. As conversas literárias em torno da vida e obra ‘delas’ são uma iniciativa realizada em conjunto pela SNOB, por FACES DE EVA/CICS.NOVA (NOVA FCSH) e por IELT (NOVA FCSH).