Este grupo de investigação (RG) pretende estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas.
Do ponto de vista das metas a atingir, o RG pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania no âmbito dos domínios de análise privilegiados pelos seus membros: o Trabalho e as Organizações; a Tecnologia; a Política e a Justiça.
Direitos, Políticas e Justiça, Participação Política, Ativismo e Liderança, Tecnologia, Comunicação e Risco, Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais,