A candidatura do projeto ao Aviso 2021-REACT-13, Programa Compete 2020 para a criação de um parque experimental do CCDesert – Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação Alcoutim & Mértola foi aprovada no âmbito do PRR.
Este projeto terá a colaboração do CICS.NOVA, com a coordenação da investigadora Maria José Roxo, e de várias outras instituições científicas, nomeadamente do CIBIO InBIO e da Estação Biológica de Mértola, que além da assessoria serão responsáveis pela monitorização e validação científica dos resultados.
O projeto promovido em parceria entre a Câmara Municipal de Alcoutim, a Câmara Municipal de Mértola, a Associação Terra Sintrópica e a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, tem por objetivo criar uma rede de áreas-piloto para ensaio de soluções regenerativas em floresta implementada em contexto de semiárido mediterrânico. No âmbito da candidatura prevê-se a implementação e monitorização de 5 talhões com áreas-piloto de ensaio no Perímetro Florestal de Mértola e 3 talhões no concelho de Alcoutim, com uma área total de 15,79 ha e um investimento global de 445.915,82 euros. O projeto é financiado a 100% por fundos comunitários – FEDER.
Os contextos de partida compreendem áreas de monocultura de pinheiro-manso, áreas ocupadas por espécies consideradas exóticas e/ou invasoras, como as acácias e eucaliptos e zonas incultas, de declive e erosão muito acentuado, onde a ausência de coberto vegetal acentua o fenómeno da desertificação.
As soluções a ser testadas e monitorizadas compreendem diferentes abordagens técnicas, desde o incentivo à regeneração natural em áreas de culturas intensivas de pinheiro-manso, de eucaliptal e de acacial com reconversão para florestas de quercíneas (azinheira e sobreiro); às abordagens centradas na aplicação do sistema agroflorestal sucessional enquanto modelo de regeneração ecológica facilitador do mosaico e da produtividade dos sistemas.