Esta formação contempla 4 módulos de âmbito multidisciplinar relevantes num desenho de pesquisa de carácter qualitativo. Os módulos remetem para questões teórico-metodológicas específicas e visam capacitar os formandos tanto na utilização da técnica de investigação em si, como na análise crítica da informação recolhida.
Esta 2ª edição pretende dar continuidade ao ciclo formativo sobre metodologia avançada suplementar para estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais das ciências sociais.
O curso decorre entre 14 de março e 1 de abril de 2019 e contempla quatro módulos:
Módulo 1: Histórias de vida (14 de março)
Módulo 2: Focus Group (18 de março)
Módulo 3: Netnografia: Métodos e técnicas para a pesquisa de culturas e comunidades online (25 de março)
Módulo 4: Análise de Conteúdo: Uma aplicação com recurso ao MAXQDA (1 de abril)
Coordenação científica do Ciclo: Professora Ana Paula Marques
Coordenação Técnico-Pedagógica: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Pólo UMinho
Objectivos:
Proporcionar aos que iniciam a investigação científica em ciências sociais, ou aos que já a desenvolvem mas querem melhorar as suas estratégias metodológicas, um conjunto de conhecimentos que permita potenciar o desenho de estudos futuros, a interpretação dos resultados e a elaboração de conclusões.
Especificamente, pretende-se proporcionar aos formandos instrumentos para:
– Definir a estratégia e as metodologias de investigação em função dos objetivos estabelecidos;
– Conhecer e adequar os tipos de abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e da diversidade contextual;
– Planear e executar roteiros de pesquisa de cariz qualitativo teórica e metodologicamente fundamentados.
A frequência do curso está sujeita ao pagamento de inscrição. As inscrições são limitadas e deverão ser feitas até ao dia 8 de março de 2019. Os módulos podem ser frequentados de forma autónoma, mas a sua realização está sujeita à existência de um número mínimo de inscrições.