Fernando Diogo, investigador do CICS.NOVA.UAçores foi galardoado com o Prémio Gaspar Fructuoso, da Câmara Municipal de Ribeira Grande para o melhor trabalho de investigação em 2024 sobre o concelho, em conjunto com Ana Rita Matias, Investigadora Doutorada em Sociologia e colaboradora da Universidade dos Açores.  A área científica a concurso este ano foi a de Sociologia, Estudos Sociais e Demografia.

O trabalho, intitulado Desigualdades de género nos usos da internet: o caso dos jovens adultos de Ribeira Grande, permitiu perceber que existem desigualdades de género mais intensas entre os jovens na Ribeira Grande do que no conjunto dos Açores. Embora o trabalho vencedor tenha sido feito propositadamente para a participação no prémio, os dados foram recolhidos no projeto de investigação Literacia e Participação Democrática dos Jovens Açorianos. Este projeto, coordenado por Fernando Diogo e, com Ana Rita Matias na equipa de sete investigadores da Universidade dos Açores e CICSNOVA.UAçores, foi realizado no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores (OJA), a pedido da Direção Regional da Juventude, e os primeiros resultados foram apresentados num evento organizado pela Secretaria Regional da tutela no Forte de S. Brás, no passado dia 28 de junho.

Em concreto, as diferenças de género entre os Jovens da Ribeira Grande e os dos Açores, na sua globalidade, verificam-se em dois dos quatro perfis de utilização da internet encontrados: em primeiro lugar, no perfil dos Utilizadores utilitários, onde se encontram quase um terço dos jovens do concelho, mais cerca de 18 pontos percentuais dos rapazes face aos resultados das mulheres. Em contraste, os valores para os Açores, apresentam desigualdades de género mínimas. Neste perfil, concentram-se os jovens com o ensino superior, acima dos 25 anos, trabalhadores ou trabalhadores-estudantes, e pertencentes aos lugares de classe mais elevados. Estes indivíduos são quem mais usa a internet, no dia a dia, para estarem informados ou trabalhar com ferramentas como o e-mail, dadas suas funções profissionais.

Por sua vez, as jovens ribeiragrandenses têm um maior peso no perfil das atividades de entretenimento/comunicação. Mais uma vez, em contraste com os dados regionais, onde as desigualdades de género são pequenas em todos os perfis. Este perfil está associado aos grupos etários mais velhos, com o ensino secundário e numa situação de inatividade (desempregados ou jovens NEET – nem em emprego, nem na escola, nem em formação). A sua presença no digital é muito frequente, com particular destaque para atividades de natureza de entretenimento e comunicacional, como seja conversar com amigos e família, publicar nas redes sociais, acompanhar YouTubers/Influencers ou jogar online.

Os autores relacionam estas diferenças como resultando de uma maior reprodução das desigualdades de género offline no mundo digital na Ribeira Grande, em linha com a estrutura social do concelho.
A entrega do prémio foi feita no dia 29 de junho, integrada na cerimónia comemorativa dos 43 anos da elevação da Ribeira Grande a Cidade, no Cine-Teatro Ribeiragrandense, com a presença do Presidente da edilidade, Alexandre Gaudêncio e da Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, bem como diversos dignitários dos órgãos eleitos do concelho.