O projeto HOUSING&COVID: Impactos da COVID-19 no mercado de habitação português (2022.09401.PTDC), financiado pela FCT ao abrigo do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos de 2022, teve início no dia 1 de fevereiro.
O projeto de caráter exploratório (PeX) terá a duração de 18 meses e recebeu financiamento de 49.984,36 €.
Equipa
Gonçalo Antunes (Investigador Responsável)
João Seixas (Co-Investigador Responsável)
Resumo
Para estudar impacto da pandemia de COVID-19 no mercado de habitação em Portugal, o projeto fará uso de um modelo científico-metodológico, de base quantitativa, exploratório, inovador e adequado para a realidade portuguesa. Esse modelo quantitativo permitirá estimar o acesso à habitação em cada município do país (e para as freguesias dos principais municípios), entre o início de 2016 e o final de 2023 (por trimestre). Fazendo uso dos resultados obtidos por esse modelo quantitativo, será possível responder, de forma qualitativa e com evidência científica, aos
seguintes objectivos: a) como evoluiu o acesso à habitação, em Portugal, entre 2016 e 2022 (ao nível do município ou freguesia); b) qual foi o impacto da pandemia COVID-19 no acesso à habitação; c) que padrões espaciais podem ser encontrados no acesso à habitação em Portugal; d) quais são os novos desafios que o mercado de habitação português enfrenta.