Caros colegas e investigadores,
Espero que estejam todos bem neste tempo diferente e desafiante que nos obriga a repensar toda a nossa forma de estar, nas diferentes áreas das nossas vidas. Finalmente podemos tornar oficiais os novos órgãos de gestão do CICS.NOVA, eleitos no passado dia 14 de fevereiro. Iniciamos assim, oficialmente, uma outra fase na vida da nossa unidade de investigação, com uma equipa renovada, quer ao nível da Direcção, quer da Coordenação dos Pólos. Estamos entusiasmados com os novos desafios, mas conscientes das dificuldades que enfrentamos.
Do meu lado e de toda a equipa podem contar com rigor e empenho redobrados, transparência na acção e na comunicação e muita resiliência na forma como agiremos na busca das soluções para que o CICS.NOVA continue no caminho que todos acreditamos ter sentido. Asseguraremos ainda a imprescindível liberdade científica a todos os investigadores desta vasta equipa interdisciplinar, inter-institucional, presentes em várias regiões do País e com ambição internacional. Que as nossas diferenças sejam a nossa força. Contamos com todos para participarem activamente na construção deste caminho.
Restam-me as últimas palavras de agradecimento à Direcção cessante e aos Coordenadores dos Pólos que agora terminam os seus mandatos, pelo trabalho realizado até aqui e pelo empenho e sentido de responsabilidade com que agarraram os desafios e ultrapassaram os obstáculos. Mas permitam-me um agradecimento muito especial ao Luís Baptista, o nosso Director cessante, pelo seu legado, pela energia que sempre colocou na construção de todo este projecto, pela sua generosidade e capacidade de agregar pessoas tão diferentes nas suas origens disciplinares, instituições e culturas científicas. Obrigada pela confiança nesta nova equipa. Tudo faremos para continuar este projecto e levá-lo ainda mais longe.
E agora, vamos trabalhar porque temos um longo caminho pela frente.
Fiquem bem e mantenham-se em segurança.
Um grande abraço a todos
Helena Serra