Esta semana, partilhamos algumas das publicações mais recentes dos investigadores do CICS.NOVA no âmbito da investigação realizada no Grupo de Investigação 6: Educação, Conhecimento e Cultura, abrangendo temas como a inclusão no contexto escolar, digitalização do conhecimento e formação de professores:
- “O interesse individual como justificação: a gramática liberal na construção da colegialidade dos professores do ensino Básico e Secundário”, assinado por Luís Gouveia. Publicado em Vértices;
- “Os filhos de um deus menor: de arisco à chegada à acolhida pela philia”, assinado por José Manuel Resende e José Maria Carvalho. Publicado em Vértices;
- “Os desafios da inclusão laboral das pessoas com deficiência”, assinado por Marta Nogueira e Célia de Sousa. Publicado em International Journal of Marketing, Communication and New Media;
- “O Arco-da-Velha na Escola: No reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa”, assinado por José Manuel Resende, Guilherme Paiva Carvalho e Aline Raiany Fernandes Soares. Publicado em Vértices;
- “Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios”, assinado por Pedro Jorge Caetano, Maria Manuela Mendes e Olga Magano. Publicado em Vértices;
- “Digital society and digital sociology: One thing leads to the other”, assinado por Sandro Serpa. Publicado em Science Insights;
- “Modelos de formação de professores e conhecimento profissional”, assinado por José Manuel Matos, Mária Cristina Almeida e Rui Candeias. Publicado em Educação & Realidade;
- “Atividades socioculturais como interface de bem-estar emocional e de prevenção da transmissão da Covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas”, assinado por Jenny Gil Sousa. Publicado em Interface (Botucatu);
- “Compor o reconhecimento: explorar laços com os outros na escola”, assinado por José Manuel Resende, Luís Gouveia, David Beirante e Lucas Freitas de Souza. Publicado em Educação e Pesquisa;
- “Barreiras burocráticas e a integração: Um olhar sobre os imigrantes em Portugal”, assinado por Lucas Freitas de Souza e Manoel Santana Cardoso. Publicado no livro A Qualidade da Democracia no Brasil: Direitos fundamentais e direitos humanos em uma perspectiva multinível – proposta de diálogo entre Europa e América Latina.