No passado dia 7 de outubro, a equipa do Projeto MAIs. Mulheres Agricultoras em territórios do interior (Mecanismo EEAGrants) esteve presente numa sessão de intercâmbio com investigadores/as noruegueses/as da Ruralis – Institute for Rural and Regional Research, em Trondheim.

Nesta sessão, foram apresentados a missão e objetivos – desenvolvimento de competências teóricas e metodológicas na área da sociologia rural – deste centro de investigação, pelo investigador Magnar Forbord. A investigadora Pia Pirochka Otte, elemento da Ruralis e do projeto MAIs, partilhou a sua experiência enquanto mulher agricultora, com início na compra de uma exploração agrícola e estabelecimento de um negócio rural, à qual juntou uma reflexão teórica sobre género e divisão do trabalho agrícola.

A equipa e o projeto MAIs foram apresentados, a partir da sua génese, ao caminho percorrido (diagnóstico inicial, teoria da mudança e roteiro de intervenção com mulheres agricultoras de S. Pedro do Sul e Sabugal) e etapas para o futuro. Seguiu-se uma conversa sobre igualdade de género na agricultura familiar, em Portugal e Noruega.

A Ruralis é um centro de investigação aplicada independente e interdisciplinar, sediado em Trondheim e Oslo, que se debruça sobre três grandes áreas de enfoque: desenvolvimento industrial e bio economia; gestão de recursos e clima; desenvolvimento regional e local. Nestes três domínios cruzam-se diversas disciplinas como a Sociologia, Economia, Agronomia, Geografia, Ciência Política e Antropologia Social. É também, uma das entidades parceiras do projeto MAIs, através das investigadoras Maja Farstad, Madeleine Gustavsson e Pia Pirochka Otte.