Foi publicado o livro Exploring Ibero-American Youth Cultures in the 21st Century: Creativity, Resistance and Transgression in the City (Palgrave Macmillan), editado pelos investigadores integrados do CICS.NOVA Ricardo Campos e Jordi Nofre.
Partindo de de uma estrutura transnacional para analisar as realidades pós-coloniais entre a Europa e a América Latina, a obra explora o direito à cidade, o hibridismo cultural, o ativismo político, as culturas digitais, a produção artística e muito mais.
Os autores abordam culturas juvenis de rua em diferentes cidades do mundo ibero-americano, reunindo contribuições do Brasil, Argentina, México, Chile, Portugal, Espanha, entre outros. Esta abordagem ultramarina que une os contextos europeu e americano é justificada pela gama de (complexas) relações sociais, culturais e económicas que moldaram este espaço geográfico transnacional desde o início do período colonial. Os capítulos focam-se em três conceitos-chave – criatividade, resistência e transgressão – que formam uma ferramente tripla para confrontar, contestar e até lutar ao nível local e global, contra os poderes hegemónicos, punitivos e opressores (re)produzidos pelas classes dominantes da cidade (brancas, masculinas). O livro garante uma grande diversidade de contextos de investigação geográficos e sociais/culturais ao focar um, dois ou múltiplos contextos espaciais (o espaço público, a rua, a cidade) e, ao mesmo tempo, enfatizando as diferentes especificidades ecómicas, sociais, culturais e simbólicas das culturas juvenis (incluindo género, sexualidade e raça) nos seus contextos urbanos particulares.