A revista DESIDADES: Revista Eletrónica de Divulgação Científica da Infância e da Juventude publicou uma entrevista com a investigadora integrada do CICS.NOVA Maria João Leote de Carvalho sobre o tema “Reflexões e debates emergentes sobre justiça juvenil”.
Nesta entrevista, realizada por Jalusa Silva de Arruda, foram abordados aspectos relevantes sobre a justiça juvenil, tais como o papel das investigações sociológicas e as mudanças nos mundos sociais da infância e da juventude e os seus impactos no atendimento e acompanhamento de adolescentes e jovens. Reflectindo sobre as políticas públicas portuguesas, a investigadora afirma que “o próprio Estado não considera ações de prevenção como uma prioridade e não se vê o jovem como um todo. Ora o jovem está no sistema de promoção e proteção, ora no sistema de justiça, ora no sistema de saúde, mas de forma fragmentada. Não temos uma visão sistémica sobre o que é ser jovem e temos dificuldade em perceber que o mundo mudou muito e continua a mudar.”.
Leia a entrevista completa.
Maria João Leote de Carvalho, encontra-se a realizar pós-doutoramento, financiado pela FCT (SFRH/BPD/116119/2016), com o projecto individual intitulado Delinquência e Criminalidade Juvenis na Justiça Juvenil e Penal em Portugal (YO&JUST).
Imagem: DESIDADES