Vivemos numa época de intensas mudanças sociais marcadas pelo impacto das tecnologias e crescente digitalização em todos os campos da ação social. Apesar de todo o progresso, discriminação, desigualdades, racismo, entre outros problemas sociais, intensificaram-se e adquirem novas expressões continuando a limitar a plena inclusão e a efetivação de direitos sociais e humanos a toda a população. Neste sentido, é fundamental conhecer os principais desafios que se colocam em termos de justiça social na atualidade. Revela-se prioritário debater a necessidade de mudanças nas instituições do Estado nos sectores das políticas públicas de ação social, segurança pública e justiça, identificando mecanismos e processos que perpetuam práticas discriminatórias bem como os obstáculos enfrentados pelos grupos que são alvos dessas práticas. Com esta série de webinars do CICS.NOVA sobre justiça social pretende-se compreender e discutir os mecanismos de reprodução dessas práticas, contribuindo para a definição e implementação de práticas, estratégias e políticas mais eficazes no combate às desigualdades e todas as formas de discriminação.
Este programa de webinars está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 10 e 16 da ONU, que visam alcançar a igualdade de gênero, reduzir as desigualdades e promover a construção de instituições mais sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
Esta iniciativa tem por enquadramento os projetos DECONPOL (Deconstructing urban policing), de Annabelle Dias Félix, e Cyber-Delinquency@Child-Justice, de Maria Joao Leote de Carvalho, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do CEEC Individual – 2021.00384.CEECIND/ CP1657/CT0022.
Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98183512382?pwd=SlNWTWxwVzkzYi9nNlowNjZrU1ZrZz09
Mais informação sobre as sessões:
Webinar 2 | 23 de novembro – Smoke signals: agency in the wake of violence in marginalized and racialized urban settings
Webinar 3 | 8 de fevereiro – Epistemic injustices, resistances and reparations