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Investigador Responsável: | LuÃs Gouveia |
Referência: | SFRH/BD/80811/2011 |
Entidade Financiadora: | Fundação para a Ciência e Tecnologia (Bolsas de Doutoramento) |
Objectivos: | Este projeto visa compreender, no quadro da Sociologia Pragmática de Laurent Thévenot e Luc Boltanski, o movimento de contestação dos professores ao Estatuto da Carreira Docente (ECD) aprovado em 2007 enquanto questão intimamente ligada à problemática de juízos morais e políticos plurais sobre “o que é ser professor num contexto de incerteza” nas escolas como arenas públicas. Num primeiro ponto, o propósito será o de compreender esta contestação contextualizando-a nas sucessivas reformas da política de educação implementadas desde os anos 80, promovidas, segundo sindicatos e porta-vozes dos docentes, no sentido da redução da autonomia pedagógica dos professores. Procurar-se-á ainda compreender as causas da indignação dos professores à luz dos “regimes de justificação” mobilizados para justificar as sucessivas críticas aos projectos de ECD e que ações coordenadas foram mobilizadas para a denúncia pública dessa “injustiça” e para a receptibilidade dessa denúncia como “legítima” em referência a “ordens de grandeza de carácter moral e político”. |
Data de InÃcio: | 2012 |
Data de Fim: | 2016 |