Projectos

Equipa: Gilberta Rocha
Osvaldo Silva
Entidade Proponente:

Universidade dos Açores: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UAçores).

Entidade Financiadora:

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Palavras Chave: Participação política; Participação eleitoral; Abstenção; Motivações políticas.
Objectivos:

O estudo contempla duas análises complementares: a primeira consiste numa análise diacrónica e sistemática da abstenção, em todas as ilhas e em várias eleições, mas com enfoque especial nas eleições legislativas regionais, que permita identificar a abstenção técnica, com recurso a um estudo de carácter quantitativo baseado nos Censos e por confronto com a população residente. A escolha desta metodologia afigura-se como a mais apropriada, embora tenha limitações, pois não existem estatísticas acerca da saída de nacionais (emigrantes) e, como tal, seja sempre uma aproximação à verdadeira dimensão da abstenção. A segunda análise consiste numa caracterização das modalidades de participação política, através da aplicação de um Inquérito por questionário, com amostragem representativa da região, que identifique e desenvolva as modalidades de participação política, assim como as motivações e as representações sociais associadas a estas práticas de participação.

Data de Início: 2017
Data de Fim: 2018