Projectos

ETIC – Gerindo trajetórias de final de vida em cuidados paliativos: um estudo sobre o trabalho dos profissionais de saúde

Investigador Responsável: Alexandre Martins
Referência: PTDC/SOC-SOC/30092/2017
Equipa: Bruno Dionísio
Carlos Alberto da Silva
Catarina Delaunay Gomes
Helena Arco
Oriana Rainho Brás
Investigadores Não Pertencentes ao CICS.NOVA: Michel Binet (IPP); Cristina Coelho (IPP); David Monteiro (GEACC-CLISSIS)
Entidade Proponente:

NOVA FCSH: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA)

Entidade Financiadora:

FCT (Projetos I&D)

Palavras Chave: Trajetórias de final de vida; Cuidados Paliativos; Profissionais de saúde; Discórdia.
Objectivos:

Este projeto pretende estabelecer as bases para uma profunda e consistente investigação sociológica sobre o trabalho dos profissionais de saúde nos diferentes tipos de equipas de cuidados paliativos (CP) existentes em Portugal, a fim de desenvolver um modelo de base capaz de aumentar a qualidade da intervenção das equipas de CP, nomeadamente no que poderíamos chamar de a sua "dimensão social".

Parcerias:

Instituto Politécnico de Portalegre; Universidade de Évora