Menu CICS.NOVA

Projectos

Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante.

Investigador Responsável: Sílvia de Almeida
Equipa: Bárbara Backström
César Morais
Maria Raquel Santana
Natália Barcelos
Investigadores Não Pertencentes ao CICS.NOVA: Catarina Oliveira, Observatório das Migrações; João Firmino, NOVA SBE; Luís Catela Nunes, NOVA SBE; Miguel Feio, Projecto Europeu Community School Museums – COSMUS; Lucinda Fonseca (consultora), IGOT
Entidade Proponente:

NOVA FCSH: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

Entidade Financiadora:

EPIS - Empresários pela Inclusão Social

Palavras Chave: Alunos com origem imigrante; segregação escolar; resultados escolares; politicas educativas.
Objectivos:

Este projeto propõe-se a: i) Identificar as escolas com maior percentagem de alunos de origem imigrante e as respetivas nacionalidades ii) Explicar a diferença dos resultados entre alunos de origem imigrante e alunos autóctones; iii) Identificar os fatores que contribuem para diferenças entre escolas neste fenómeno que possam ser considerados potenciais alvo de intervenção; iv) Identificar grupos de escolas com peso considerável destes alunos e diferentes configurações de resultados escolares; v) Aprofundar o conhecimento sobre os fatores de sucesso escolar entre os alunos com origem imigrante em determinadas escolas, focando em particular práticas organizacionais, curriculares e relações humanas vi) Identificar estratégias de promoção de sucesso escolar para alunos de origem imigrante em particular nas três dimensões mencionadas no ponto anterior, evidenciando também as más práticas; vii) Produzir recomendações para as escolas e as políticas educativas.

Parcerias:

European Network of Education Councils (EUNEC); Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP); Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa – IGOT/UL; Projeto Europeu Community School Museums – COSMUS

Data de Início: 2018
Data de Fim: 2023