- CICS.NOVA
- Pessoas
- Investigação
- Observatórios e Laboratórios
- Formação Avançada
- CICS.NOVA Edições
- Comunicação de Ciência
Investigador Responsável: | SÃlvia de Almeida |
Equipa: | Bárbara Backström César Morais Maria Raquel Santana Natália Barcelos |
Investigadores Não Pertencentes ao CICS.NOVA: | Catarina Oliveira, Observatório das Migrações; João Firmino, NOVA SBE; LuÃs Catela Nunes, NOVA SBE; Miguel Feio, Projecto Europeu Community School Museums – COSMUS; Lucinda Fonseca (consultora), IGOT |
Entidade Proponente: | NOVA FCSH: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) |
Entidade Financiadora: | EPIS - Empresários pela Inclusão Social |
Palavras Chave: | Alunos com origem imigrante; segregação escolar; resultados escolares; politicas educativas. |
Objectivos: | Este projeto propõe-se a: i) Identificar as escolas com maior percentagem de alunos de origem imigrante e as respetivas nacionalidades ii) Explicar a diferença dos resultados entre alunos de origem imigrante e alunos autóctones; iii) Identificar os fatores que contribuem para diferenças entre escolas neste fenómeno que possam ser considerados potenciais alvo de intervenção; iv) Identificar grupos de escolas com peso considerável destes alunos e diferentes configurações de resultados escolares; v) Aprofundar o conhecimento sobre os fatores de sucesso escolar entre os alunos com origem imigrante em determinadas escolas, focando em particular práticas organizacionais, curriculares e relações humanas vi) Identificar estratégias de promoção de sucesso escolar para alunos de origem imigrante em particular nas três dimensões mencionadas no ponto anterior, evidenciando também as más práticas; vii) Produzir recomendações para as escolas e as políticas educativas. |
Parcerias: | European Network of Education Councils (EUNEC); Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP); Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa – IGOT/UL; Projeto Europeu Community School Museums – COSMUS |
Data de InÃcio: | 2018 |
Data de Fim: | 2023 |