Projectos

Read4Succeed: Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais

Investigador Responsável: Iva Miranda Pires
Equipa: Elsa Canelo
Investigadores Não Pertencentes ao CICS.NOVA: Ana Madeira (CLUNL), Joana Batalha (CLUNL)
Entidade Financiadora:

Agência Nacional Erasmus +

Objectivos:

O Read4Succeed é um projecto de cooperação transnacional desenvolvido por um consórcio de 8 parceiros, incluindo universidades, escolas, associações sem fins lucrativos e equipas do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.) de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Holanda, Itália e República Checa). Pretende contribuir para que as escolas se tornem mais inclusivas, ou seja, que desenvolvam estratégias para acolher todas as crianças das suas comunidades e que tenham respostas adequadas para os diferentes contextos multiculturais e multilinguísticos. As sociedades europeias tornaram-se mais diversificadas, principalmente devido à mobilidade intra-europeia e aos fluxos de imigração de países terceiros, nomeadamente de países africanos. Nas escolas os professores enfrentam novos desafios e procuram estratégias e respostas adequadas para estas novas realidades. O Read4Succeed pretende avaliar o uso da Educação Assistida por Animais na melhoria da aquisição de competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, que já se expressam na língua do país de acolhimento, mas manifestam dificuldades de leitura identificadas pelos respectivos professores.

Espera-se que o projecto possa mostrar que abordagens holísticas, que combinam formas de educação formal e não formal, podem ser úteis quando é necessário encontrar soluções para situações complexas, como as que vivem as crianças dos grupos-alvo.

Parcerias:

ACL - Associação Cães e Livros (Portugal); Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes (Portugal); CITI: Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (Portugal); OPEN UNIVERSITEIT NEDERLAND (Holanda); Stichting A.A.I.Z.O.O. (Holanda); Asociación Perros y Letras - R.E.A.D. ESPAÑA (Espanha); Pomáháme psím srdcem, z.s. (República Checa); InContrasti società cooperativa onlus a r.l. (Itália)

Data de Início: 2019
Data de Fim: 2022