Menu CICS.NOVA

Actividades orientadas para o público em geral

Na sequência do centenário do nascimento de Vitorino Magalhães Godinho, e da doação feita pela sua família da sua biblioteca pessoal à NOVA FCSH, foi atribuído o seu nome ao Centro de Documentação I&D, e foi inaugurada, no dia 3 de dezembro de 2018, a exposição "Vitorino Magalhães Godinho 1918-2011: Um itinerário sem ilusões nem desistências" no 1.º piso do edifício I&D da NOVA FCSH. A exposição foi organizada por David Justino, investigador integrado e coordenador do Grupo de Trabalho 6: Educação, Conhecimento e Cultura.

O CICS.NOVA esteve presente na 13ª Noite Europeia dos Investigadores – 2018, com a atividade “À descoberta do Património no Médio Tejo com o Banco de Recursos Educativos Digitais”, organizada pela Investigadora Susana Gomes, que apresenta alguns dos locais que se encontram a ser explorados no âmbito do projeto BRED: Programa de Visitas de Estudo - Práticas de aprendizagem integrada.

Decorreu, entre 29 de Janeiro e 19 de Fevereiro, a Exposição Investigação Colaborativa na AML, com o objetivo de mostrar à comunidade e aos diversos parceiros – de museus a operadores turísticos – a investigação desenvolvida em prol da Área Metropolitana de Lisboa. Este evento traduziu a intensidade da investigação em ciências sociais e humanas na NOVA FCSH e a sua ligação à Grande Lisboa e foi coordenado por Luís Baptista, Diretor e investigador integrado do CICS.NOVA. Exposição virtual dos projetos de investigação.

A Escola de Verão da NOVA FCSH – 2018 que decorreu entre julho e setembro, contou com um conjunto de Cursos oferecidos por investigadores do CICS.NOVA: Análise de Conteúdo Assistida por Computador: Atlas.Ti e MaxQDA, por Sílvia Almeida; Análise de dados em Ciências Sociais com R, por Enrico Borghetto; Aplicações ArcGIS online – os Sistema de Informação Geográfica na Nuvem e Aplicações de SIG Municipais: Planeamento, Modelos de dados e Exploração, por Rui Pedro Julião; ArcGis - Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica na Análise de Criminalidade, por Jorge Ferreira; As mulheres na sociedade, na cultura e na política nos últimos 40 anos, por Zília de Castro OsórioPolítica Marítima Integrada da UE e Crescimento Azul, por Regina Salvador.

O CICS.NOVA este presente na Nova Science Day – 2018, que decorreu na Reitoria da NOVA no dia 10 de setembro, o evento teve como objetivo “apresentar e promover a investigação que se faz na NOVA, abrindo a Universidade à sociedade”, potenciado “o contacto entre as Unidades Orgânicas e Centros de Investigação” integrados na instituição. O CICS.NOVA esteve presente neste evento no âmbito de uma sessão de pósteres das 44 unidades de investigação da NOVA e dos CoLabs, a apresentar a produção científica desenvolvida no Centro nos últimos 5 anos.

O CICS.NOVA, em parceria com a AMONET e o CLEPUL, esteve presente na 10ª Noite Europeia dos Investigadores – 2015,  com a atividade “As cientistas apresentam-se!”, organizada e dinamizada pela Investigadora Isabel Lousada.