Os dados publicados pela Estatística da Justiça revelam que entre 2010 e 2020 o número de jovens internados em centros educativos diminuiu em 60,2%. Maria João Leote de Carvalho foi convidada a dar o seu parecer sobre estes dados em diversos meios de comunicação, nomeadamente no PÚBLICO (com intervenção também da investigadora integrada do CICS.NOVA Vera Duarte), no Expresso, na Antena 1 e na Rádio Observador.
Sobre este decréscimo, Maria João Leote afirma que “Não há uma resposta única, nem linear que possa explicar esta tendência”. A investigadora exprime ainda reticência na interpretação destes dados enquanto positivos, visto que este decréscimo pode corresponder à falta de investimento na área, de recursos especializados e a uma diminuição do olhar sobre toda a jurisdição da família e das crianças. Como afirma, este decréscimo “É positivo se corresponder àquilo que é a realidade da delinquência em Portugal. É negativo se tiver que ver com outros factores, como a falta de recursos.”
Maria João Leote de Carvalho é investigadora integrada do CICS.NOVA (Grupo de Investigação 2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia, equipa de investigação Direitos, Políticas e Justiça) e encontra-se a realizar pós-doutoramento, financiado pela FCT (SFRH/BPD/116119/2016), com o projecto individual intitulado Delinquência e Criminalidade Juvenis na Justiça Juvenil e Penal em Portugal (YO&JUST).
Leia o artigo completo do PÚBLICO.
Leia o artigo completo do Expresso.
Assista à entrevista completa na Rádio Observador (a partir do minuto 08:40).
Assista à entrevista completa na Antena 1 (a partir dos 08:00).